Edson Gonçalves
Edson Gonçalves

Segurança dos alimentos: veja como a tecnologia é uma grande aliada

segurança dos alimentos

Com a covid-19, a indústria alimentar potencializou o uso da tecnologia para responder às novas necessidades dos consumidores e garantir a segurança dos alimentos.

Introdução

Nos últimos anos, assistimos a uma verdadeira revolução digital nas empresas. Todos os setores de tecnologia têm aderido à transformação digital, e aqueles que não estão acompanhando as tendências, vem enfrentando desafios.

Sendo assim, os consumidores hoje querem saber mais sobre a procedência dos alimentos, quem os cultiva, como são feitos e embalados. Essas novas orientações ajudam a tomar decisões estratégicas e operacionais, contribuindo também no balanço financeiro da empresa.

Mas o que é segurança dos alimentos e por que é importante? E mais: como garantir, na prática? Continue lendo que vamos esclarecer esses e outros pontos.

O que é segurança dos alimentos?

A segurança dos alimentos e a higiene alimentar fazem parte de um conjunto de leis, regras e práticas destinadas a fornecer garantias da winstrol negatieve effecten salubridade de um alimento, a fim de não ocasionar riscos para a saúde humana.

Portanto, respeitar os requisitos de segurança alimentar significa garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos por meio de ações e medidas de higiene que tornem o processo produtivo mais seguro.

Isto é, o objetivo é mitigar e prevenir os riscos associados à toxicidade alimentar, pandemias, reações alérgicas, doenças parasitárias e muito mais.

Sua importância

A segurança alimentar vai desde o autocontrole nas indústrias até as inspeções de rotina por parte dos serviços oficiais. Os regulamentos de segurança alimentar exigem que as indústrias atendam a uma série de requisitos para garantir o fornecimento de alimentos seguros.

Sendo assim, a segurança dos alimentos engloba as medidas e processos que as empresas devem seguir para garantir sua qualidade e segurança. 

Isso evita possíveis defeitos que o produto possa ter e também melhora a imagem da marca. As empresas devem controlar os processos conforme os regulamentos nas seguintes áreas:

  • Segurança: em nenhum caso comercializarão alimentos que coloquem em risco a saúde dos cidadãos;
  • Responsabilidade: todas as empresas devem garantir que os alimentos que produzem sejam seguros durante todo o processo, sejam eles produzidos, transportados, armazenados ou vendidos;
  • Rastreabilidade:  devem ter controle sobre toda a ‘’vida’’ do produto, conseguindo localizar seus fornecedores e clientes;
  • Transparência: se algo indicar que não são seguros, devem informar imediatamente às autoridades, caso contrário, as responsabilidades (e multas) aumentarão;
  • Emergência: em caso de suspeita de que algum produto possa estar em mau estado ou não ser seguro, precisam retirá-los imediatamente do mercado;
  • Prevenção: cada alimento e empresa difere e necessita estar ciente dos riscos que podem surgir nos processos de produção, e os submeterá ao controle;
  • Cooperação: as empresas devem colaborar com as autoridades competentes nas ações realizadas para reduzir os riscos, auxiliando na retirada dos produtos, fornecendo as informações necessárias e apoiando as autoridades.

Portanto, a indústria deve ser a primeira interessada em cumprir essas normas de segurança e qualidade. Garantir um bom produto, imagem de marca e, sobretudo, evitar causar danos aos seus consumidores.

Relacionamento entre a tecnologia e as Indústrias Alimentícias

Existem medidas concretas que a indústria alimentícia pode tomar para promover esta mudança de paradigma, como iniciar programas de certificação para produtores e transportadores de alimentos, permitindo assim distinguir quais fornecedores têm cadeias de abastecimento responsáveis.

São diversos os benefícios de imagem que uma boa gestão da segurança alimentar gera e que aumentam o valor da marca. A tecnologia é de suma importância para garantir essa excelência nas indústrias alimentícias. 

Desse modo, torna-se possível que as empresas que atuam na panificação, laticínios, produção de alimentos embalados, bem como em carnes, laticínios e derivados, frutas e legumes ou na produção de bebidas. se tornem “empresas inteligentes” porque são capazes de:

  • Garantir o acesso a dados relevantes e atualizados para informatizar a produção;
  • Alcançar uma série de resultados, como melhor performance; maior produtividade; otimização cuidadosa de recursos; redução no desperdício.

Veja como a tecnologia pode ser uma aliada na segurança dos alimentos

O objetivo principal da segurança dos alimentos é alcançar um alto nível de proteção da vida e da saúde humana, como também alcançar a livre circulação dos alimentos.

Consequentemente, isso favorece a confiabilidade e credibilidade da marca. Isso é importante não apenas para o consumidor, mas também para os fornecedores e outros envolvidos no processo.

É importante destacar que garantir a qualidade e segurança dos alimentos engloba uma série de atitudes e fatores. São estes que irão preservar as características nutricionais e saudáveis ​​dos produtos disponíveis. Para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Veja como sua empresa pode se beneficiar.

01. Melhore a produtividade e o desempenho

A tecnologia pode ser sua aliada na hora de ajustar os tempos de produção. De mãos dadas com a digitalização, você verá que é mais fácil monitorar e automatizar adequadamente seus equipamentos e poderá aumentar a produtividade de seus ativos, reduzir seus períodos de inatividade, custos e padronizar processos.

02. Qualidade e rastreabilidade que se traduzem em imagem de marca

Com a digitalização da sua cadeia produtiva, você poderá garantir a qualidade dos seus produtos, evitando que um consumidor insatisfeito afete a imagem da sua marca.

03. Flexibilidade

A transformação digital do seu negócio permitirá que você se adapte mais rapidamente ao aumento da demanda e sazonalidade na produção, além de facilitar o acesso aos dados de produção como e quando você precisar.

04.Treinamento de equipe

Todos os profissionais, de gestores a funcionários, devem conhecer os processos e pontos críticos de controle. Isso faz com que o cuidado faça parte da cultura da organização, garantindo que os procedimentos estabelecidos sejam integralmente seguidos.

05. Uso de sistemas que realizam a gestão dos PAC de qualidade (automatização do controle de qualidade)

Diante de tal potencial inovador, se faz necessário, portanto, questionar a importância de adotar um modelo capaz de gerenciar os processos de fabricação e trazer inovação ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

A implementação de uma estratégia de “produção inteligente” – ou seja, a inclusão de um ERP capaz de garantir o controle de gestão – permite exatamente isso. Como?

Gerando ciclos de desenvolvimento de produtos mais rápidos e garantindo a eficácia e segurança das etapas individuais que ocorrem ao longo de todo o ciclo de produção, incluindo uma gestão logística eficaz e, com ela, a rastreabilidade essencial dos produtos.

Sendo assim, as soluções do EasyPAC permitem um rápido retorno do investimento, além de acompanhar as empresas no processo de digitalização.

O EasyPAC é a tecnologia que a sua indústria de alimentos precisa!

Aproveite o uso de um sistema que automatiza o controle de qualidade na Indústria de Alimentos, auxiliando a garantir a segurança dos alimentos, proporcionando processos e monitoramentos mais ágeis.

Conheça nossa solução!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.