Edson Gonçalves
Edson Gonçalves

Indústria de alimentos 2023: veja as tendências para o ano

indústria de alimentos 2023

Saiba o que estará em alta na indústria de alimentos em 2023 e como aproveitar as oportunidades!

Introdução

A indústria de alimentos em 2023 traz novidades importantes que devem ser acompanhadas por seus gestores. Há várias tendências em alta, tanto dentre os consumidores (como a sustentabilidade, a maior busca por saúde e até o veganismo), como também dentre as práticas da indústria, que está cada vez mais automatizada, tecnológica e competitiva. 

Estar de olho nessas tendências é indispensável para quem quer se manter relevante e competitivo no mercado, fidelizando os clientes atuais e atraindo novos, além de manter a indústria atual e importante no mercado. Por isso, neste artigo você encontra as principais tendências da indústria de alimentos em 2023. Confira!

“A minha indústria precisa acompanhar as tendências?” A resposta é SIM!

A indústria de alimentos é altamente competitiva e dinâmica, sendo assim, é importante que as empresas acompanhem as novas tendências de mercado para se manterem relevantes e competitivas. 

Algumas das principais razões pela qual a indústria de alimentos deve acompanhar novas tendências de mercado são:

Atender às necessidades dos consumidores

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, e esperam que as empresas de alimentos atendam às suas necessidades e preferências. Portanto, acompanhar as novas tendências de mercado é uma maneira de entender o que os consumidores querem e produzir produtos que atendam a essas necessidades.

Manter a competitividade

A indústria de alimentos é altamente competitiva, e as empresas precisam estar sempre atentas às novas tendências para se manterem ativas. Isso inclui não apenas produzir itens de alta qualidade, mas também oferecer valor agregado, como benefícios adicionais para a saúde, por exemplo. 

Aumento das vendas

Ao acompanhar as tendências de mercado, a indústria de alimentos pode se posicionar para aproveitar novas oportunidades de vendas. Por exemplo, se os consumidores estão se tornando cada vez mais interessados em alimentos orgânicos, a indústria de alimentos pode investir em produtos orgânicos para aproveitar essa demanda.

A indústria de alimentos em 2023 deve seguir tendências que já se evidenciaram em 2022, e os gestores devem estar atentos para não perder nenhuma oportunidade. 

Perspectivas para o setor alimentício em 2023

Em 2023, deve haver uma continuação de algumas das principais tendências que já estão moldando a indústria de alimentos. Isso inclui a crescente demanda por alimentos sustentáveis, alimentos funcionais, personalizados, saudáveis e alimentos sem carne. 

Além disso, o avanço da tecnologia deve continuar a mudar como os alimentos são produzidos, embalados e distribuídos, o que pode levar a novas oportunidades de negócio. Ou seja, é importante que as empresas estejam atentas às novas tendências de mercado e estejam prontas para se adaptar e aproveitar as oportunidades que surgirem. 

05 Tendências para a indústria de alimentos em 2023

Confira abaixo as 05 principais tendências para a indústria de alimentos em 2023:

1. IoT na indústria de alimentos 2023

A Internet das Coisas (IoT) já está com força total na indústria de alimentos. Com ela, é possível executar atividades como o Monitoramento da temperatura dos alimentos, o qual é um fator crítico para a qualidade e segurança dos alimentos. 

Também torna-se possível rastrear os alimentos ao longo de todo o processo de produção, isto é, desde a fazenda até o prato do consumidor, identificando rapidamente qualquer problema de qualidade ou segurança, e tomar medidas para corrigir o problema. Além disso, o rastreamento pode ajudar a garantir a transparência e a confiança dos consumidores na qualidade dos alimentos, e auxiliar na otimização da produção por monitorar e otimizar cadeia produtiva, permitindo que as empresas maximizem a eficiência e minimizem o desperdício. 

2. Alimentos saudáveis

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida está se tornando cada vez mais importante para os consumidores, e isso está refletindo nas escolhas de alimentos que eles fazem. Sendo assim, em 2023, esperamos ver uma continuação do crescimento de categorias de alimentos saudáveis, como alimentos sem glúten, sem lactose e sem aditivos químicos. 

Além disso, a tendência de substituir ingredientes convencionais por alternativas mais saudáveis também deve continuar a ganhar força.


3. Personalização das experiências

Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais interessados em alimentos que atendam às suas necessidades específicas. Dessa forma, esperamos ver uma continuação do crescimento de serviços que oferecem alimentos personalizados, como kits de refeições ou planos de alimentação que consideram fatores como restrições alimentares, objetivos de saúde e preferências pessoais.


4. Investir em sustentabilidade

A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante para os consumidores, e isso está refletindo nas escolhas de alimentos que eles fazem. Na indústria de alimentos em 2023, esperamos ver uma continuação do crescente interesse em alimentos orgânicos, locais e produzidos de maneira responsável. Outro ponto, é a redução do uso de embalagens e a maximização do aproveitamento de recursos, que também devem ser tendências importantes.

5. Automação de processos

A automação de processos é uma tendência crescente na indústria de alimentos em 2023, e consiste na substituição de tarefas manuais por equipamentos e sistemas automatizados. Para isso, é preciso utilizar a tecnologia a seu favor para aprimorar os processos e melhorar os resultados como um todo em sua indústria. 

A tecnologia será a principal aliada da indústria neste ano

As tendências da indústria de alimentos podem ser implementadas ou otimizadas por meio da tecnologia. Com um mercado cada vez mais competitivo, a indústria de alimentos em 2023 exige que o seu negócio tenha as melhores ferramentas para a execução de processos mais eficientes, menos custosos e mais sustentáveis. 

Sendo assim, investir em uma tecnologia é indispensável para uma gestão eficaz e resultados cada vez melhores. 

Quer estar em dia com as tendências do mercado, sem abrir mão da qualidade na produção? Conheça as soluções da Atak Sistemas!

Nós da Atak Sistemas somos referência nacional no desenvolvimento de softwares para a indústria de alimentos. Nossas soluções atendem todas as etapas da cadeia produtiva, e possuímos uma base tecnológica atualizada com as ferramentas mais avançadas do mercado.

Não perca mais tempo e conheça todos os nossos sistemas. Fique em dia com as tendências para a indústria de alimentos em 2023, por meio de ferramentas eficazes e tecnologia de ponta para deslanchar os seus resultados. 

Clique no botão abaixo e conheça!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.