Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, 2019).
Segundo dados divulgados pelo (IBGE), a aquisição de leite cru feita por estabelecimentos sob inspeção sanitária, totalizou um recorde de 25,5 bilhões de litros em 2020, um acréscimo de 2,1% em relação a 2019.
A maior parte da produção de leite no Brasil abastece milhares de laticínios que produzem manteiga, leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte. Ao todo, a cadeia produtiva movimenta por ano, algo perto de 70 bilhões de reais.
Para manter a crescente produção de leite, a indústria de laticínios do Brasil vem investindo cada vez mais em tecnologias e na automatização dos seus processos.
Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios.
A chegada da indústria 4.0 tem revolucionado a visão da indústria do leite e impulsionado o seu crescimento. A partir da utilização das novas tecnologias como ferramentas de otimização, que tornam os processos produtivos cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Além de facilitar o controle e o funcionamento dos laticínios de forma automatizada. Por isso, se você ainda não começou a investir em tecnologias para o seu laticínio.
Esse é o momento de planejar novas estratégias e de inovar ou seus processos!
Com o avanço das tecnologias e a indústria 4.0 chegando, quem não se reinventar ficará para trás.
Confira alguns dos benefícios de automatizar a sua produção!
Benefícios da automatização da indústria do leite
Aumento da visibilidade na cadeia de fornecimento por meio da rastreabilidade, permitindo maior controle sobre os alimentos e aumentando a segurança;
Máxima performance ao utilizar todo o conhecimento do processo produtivo (dados de produção) e eliminando a centralização da informação em pessoas;
Aprimoramento da gestão de indicadores;
Acesso às informações em tempo real e em qualquer lugar, gerando maior agilidade nas tomadas de decisão;
Com tantas mudanças tecnológicas, é importante saber o que priorizar e onde investir.
Ainda que o seu negócio não esteja preparado para grandes investimentos, como maquinários e robótica, é possível se planejar e começar com investimentos menores e que garantem retorno em pouco tempo.
Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios.
Sistema integrado ERP
Atualmente, existem vários tipos de sistemas de rastreabilidade e análise de produção. Compreendendo as mudanças e perspectivas de crescimento das Indústrias de Alimentos, a Atak Sistemas desenvolveu uma solução integrada para laticínios, o sistema ERP Atak.
Nosso sistema permite a informatização de laticínios de pequeno a grande porte, integrando diversos processos, dados e informações como:
COLETA: Aplicação específica para criação de rotas e registro de coletas e não coletas.
INSPEÇÃO: Controle Laboratorial com registro das condições do produto; Células somáticas, lactose, teor de gordura e temperatura.
PRODUÇÃO: Formulação e composição do produto; Sequência de operação, mão-de-obra utilizada e posto de trabalho; Controle de estoque da produção do leite e seus derivados;
CUSTO: Formação do custo do produto acabado e valor do custo com base nas fichas técnicas dos produtos.
PROGRAMA DO LEITE: Também preparado para atender empresas que particpam dos programas do governo.
EXPEDIÇÃO: Integração total com balanças industriais; Verificação de validade e fabricação dos produtos processados; Rastreabilidade dos produtos recebidos enviados.
O benefício de investir em um sistema ERP como o da Atak é que além de integrar todas as informações e processos em um único lugar. Ele também coleta, organiza e apresenta as informações de forma estruturada, facilitando a gestão e análises para tomada de decisões baseadas em dados.
Automatizando a produção
Automatizar aumenta a confiabilidade e eficiência do fluxo de fabricação e hoje já existem métodos que implementam um processo de produção automatizado, mas que permite a intervenção humana do começo ao fim. Ao diminuir a manipulação dos produtos há, consequentemente, menor risco de contaminação cruzada, tornando o processo mais seguro e de qualidade.
Rastreabilidade
A tecnologia consegue dar rastreabilidade de toda a cadeia produtiva do leite: desde a produção, armazenagem, transporte, entrega, testes de qualidade, gestão de estoque, pagamentos e comercialização, até chegar na mesa do consumidor.
Consegue também incluir, de maneira imediata e dinâmica, órgãos reguladores para certificar este processo dentro da plataforma.
Controle de Qualidade
O controle de qualidade é um ponto determinante, quando falamos da produção de alimentos em geral.
Foi pensando nisso que desenvolvemos um sistema para gestão dos programas de autocontrole, o EasyPAC. Criado para atender perfeitamente os P.A.C exigidos pela ISO, ABNT e o SIF.
O EasyPAC auxilia empresas simplificando os processos de monitoramento, verificação e entrega de relatórios. Além de fornecer gráficos inteligentes para gestão de negócio, evitando perdas financeiras, burocracias ou erros.
Coleta de Leite
As linhas de coleta agrupam propriedades rurais, que podem ter regras de pagamento diferenciadas do leite. E cotas/metas de fornecimento mensal.
Na coleta são registradas as quantidades entregues em cada propriedade, e para a carga toda são registrados os índices de acidez, percentual de água no leite, células somáticas, lactose, teor de gordura e temperatura.
O cálculo/fechamento para pagamento do leite é fornecido pelos produtores rurais, com base em regras variadas, de acordo com a cultura de cada região produtiva.